06/05/2007

A Cor Fúcsia de Vitória Lima

O 3° Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa - CINEPORT, está acontecendo (entre quatro e treze de maio de dois mil e sete), na Capital da Paraíba e representa um marco importante para a vida cultural paraibana. Assim, como foi a implantação da Usina Cultural Saelpa, a Paraíba jamais será a mesma, depois desse importante evento.
Entre os acontecimentos culturais programados para o CINEPORT, podemos destacar o importante lançamento do livro de poesias de Vitória Lima (na noite de cinco de maio), no Parahyba Café, localizado na Usina Cultural Saelpa. Sob responsabilidade das Edições LINHA D’ÁGUA, o livro tem como título, FÚCSIA e atraiu para o Parahyba Café uma verdadeira multidão de admiradores da poeta, Vitória Lima. A fila de autógrafos, serpenteava pelas instalações do Bar e da Galeria, pois todos queriam ter um exemplar de FÚCSIA autografado por Vitória.
Fúcsia, para quem não sabe, é um arbusto, cujas flores dão nome a uma cor vermelho arroxeado, que em artes gráficas recebe o nome de Magenta. A cor Magenta adicionada ao Amarelo 100% (yelow), dá origem à cor vermelha (red), utilizada nas impressões da indústria gráfica. A flor Fúcsia recebeu
esse nome, em homenagem ao botânico alemão, Leonard Fuchs (1501-1566).
...................................................................................